Acesso ao portal
Acesse ao portal B2B com seu e-mail e senha, de acordo com o artigo Como acessar a plataforma B2B da Accumed-Glicomed
Busque pelo módulo
Iniciando uma devolução
Clique no botão DEVOLVER;
No primeiro processo, será apresentado a tela para Criar uma nova devolução, clique no botão para iniciar.
Quando outros processos já estiverem abertos, para iniciar um novo, basta clicar no botão que aparecerá no canto direito, em Nova Devolução.
Enviando a Solicitação
Após clicar em Nova Devolução, preencha os campos solicitados:
1 - Empresa que emitirá a devolução.
Comece indicando qual é a sua empresa
2 - Produtos que serão devolvidos.
Clique no botão:
3 - Encontre a nota desejada. Use o campo "pesquisar" para facilitar.
Ao encontrar, na coluna “Ações”, clique no botão VER para acessar os produtos que estão disponíveis para devolução na nota selecionada.
4 - Na tela seguinte será possível selecionar 1 ou mais produtos que deseja devolver, após clique em Confirmar.
5 - Fique atento as quantidades disponíveis: o sistema informará quantos itens dessa nota já foram devolvidos.
Após selecionado os produtos, será o momento de indicar o motivo da devolução para cada item e suas quantidades.
ATENÇÃO: NÃO ACEITAMOS DEVOLUÇÕES DE ITENS VENCIDOS
Atenção para os motivos:
- Em desacordo com o pedido / desacordo comercial: Deverá ser utilizado em caso de desacordo com o que foi solicitado no pedido com o seu representante comercial ou equipe de vendas. Obrigatório o envio da descrição do desacordo no campo observação/descrição;
- Avaria no transporte: Deverá ser utilizado caso encontre alguma avaria nas caixas ou equipamento no ato do recebimento, que foram recebidas pela sua empresa. Obrigatório o anexo da foto da caixa avariada e da etiqueta da caixa;
- Produto com defeito: Deverá ser utilizado caso tenha identificado que o produto está com algum defeito e/ou foi trocado diretamente para o consumidor final. Obrigatório o envio da descrição do que foi realizado no campo observação/descrição;
- Cancelamento de pedido / desistência: Deverá ser utilizado caso deseje cancelar um pedido ou desistiu da compra;
- Falta de mercadoria: Deverá ser utilizado caso identifique a falta de alguma mercadoria no ato da entrega, com o descrito na nota fiscal;
- Volume trocado: Deverá ser utilizado caso identifique no ato da entrega, a etiqueta da caixa de outro cliente. Obrigatório o anexo da foto da etiqueta;
- Produto com defeito (Menos de R$300,00): Deverá ser utilizado caso o produto ou o somatório de produtos que estão com defeito for menor que R$300,00. Obrigatório o anexo da Foto do item inutilizado (Exceto item vencido) e da descrição do motivo.
* Haverá campos selecionados em vermelho: são informações obrigatórias de preenchimento.
6 - Preencha seus dados com nome completo, telefone ou WhatsApp e cargo.
7 - Endereço para retirada da mercadoria: A plataforma já preenche automaticamente o endereço de retirada da mercadoria conforme a nota de origem emitida.
8 - Utilize o campo observação de forma opcional para acrescentar alguma informação adicional ao processo de devolução.
9 - Finalizado o preenchimento das informações, clique no botão Enviar Solicitação para encaminhar para a empresa.
10 - Pode ser apresentado os Termos e Condições do processo de devolução, leia atentamente e indique ao final que “Li e aceito os termos e condições” e pressione em Continuar.
Sua solicitação foi enviada a empresa para avaliação.
Atenção
Fique atento ao seu e-mail. Será direcionado uma mensagem informando o número do seu processo de devolução e também as informações para acompanhamento conforme as etapas forem avançando.
Emissão da Nota Fiscal de Devolução
Ao ser aprovada a sua solicitação, entramos na etapa de emissão da nota fiscal de devolução para a empresa.
Neste momento você receberá um e-mail que seu processo de devolução foi atualizado e a etapa que está aguardando movimentação:
Ao acessar o portal, é possível ter uma visão minimizada da devolução em andamento com as informações da etapa e quem é o responsável pelo andamento.
Para incluir a nota fiscal, clique em CONTINUAR.
A informação de que você é do Simples Nacional, aparecerá. Escolha entre SIM e NÃO para continuar.
A plataforma lhe dará um modelo de espelho da nota em tela, com as informações necessárias e de como deverá ser emitida.
Também é possível fazer o download do arquivo em .csv com as informações que devem constar na nota de devolução.
Com essas informações, gere o arquivo XML da nota de devolução.
Para encaminhar à empresa, com o arquivo .XML finalizado, na parte superior você encontra as opções de Anexar o Arquivo XML.
Na próxima tela escolha o arquivo no seu computador para importar o .xml da nota e clique em enviar.
ATENÇÃO!!!
Se algum campo da nota estiver preenchido incorretamente, a plataforma lhe apresentará em tela as informações que precisam ser corrigidas. Refaça com os dados corretos e reenvie no mesmo procedimento acima.
Com a nota correta, e feito o upload clique em Enviar para Avaliação.
Aguarde o avanço da próxima etapa feita pela empresa, fique atento ao seu e-mail!
Envio da Mercadoria
A Accumed-Glicomed se compromete em coletar, com uma transportadora de sua escolha, a mercadoria em sua empresa.
Com a aprovação da sua nota fiscal de devolução, a próxima etapa será do envio da mercadoria. Quando a empresa avançar para essa etapa, você receberá por e-mail as informações da etapa de devolução e os dados de como será feito esse envio e coleta.
Após a coleta da transportadora, entre no Portal do Cliente e no processo de devolução em andamento, confirme que a mercadoria foi enviada e não está mais com você.
A partir de agora as etapas são de responsabilidade da Accumed-Glicomed. Acompanhe o andamento diretamente via Portal do Cliente e também em seu e-mail (você sempre será notificado com atualizações).
ATENÇAO PARA DEVOLUÇÕES DE CLIENTES DOS ESTADOS:
AC, AP, AM, PA, RO, RR, TO, MT, MS, MG
Em função à legislação fiscal específica destes estados, a Nota Fiscal de devolução deverá ser emitida no dia da coleta da mercadoria.
Caso sua empresa esteja nestes estados, a Accumed-Glicomed irá solicitar a coleta da mercadoria com a transportadora no passo anterior à validação da nota no Portal do Cliente. Após a emissão, o cliente deverá ser inserir o XML no Portal do Cliente para que a devolução possa prosseguir.